terça-feira, 7 de agosto de 2007

O Mestre das Formas



O espanhol valenciano Santiago Calatrava não é considerado somente um grande arquiteto de estranhas fusões, mas também engenheiro, escultor e pintor. Dentre um de seus projetos mais belos e arrojados, foi a construção do Palácio de Artes Rainha Sofía (imagem acima). O majestoso edifício, tem como intuito, presentear a cidade de Valência de dispor da melhor infraestrutura para introduzir a cidade no circuito internacional, especialmente para receber espetáculos de música.



Freqüentemente inspirado por formas orgânicas como esqueletos, seus trabalhos elevaram o desenho de certas obras de engenharia para novos patamares. Calatrava gosta de evidenciar o movimento das forças que animam as construções. Introduz soluções móveis e configurações dinâmicas, freqüentemente assimétricas. Talvez por isso seja classificado como um dos mais ativos "estruturistas" contemporâneos.


Museu de Arte de Milwaukee - EUA




Hall de acesso: asa-brise controla a incidência de luz e calor

Passarela de pedestres: acesso a entrada


águia, baleia, barco...mil referências para construção deste Museu...

Seu projeto mais recente é o de um arranha-céu em Nova York composto por 12 apartamentos quadriplex em forma de cubos. O objetivo é que os moradores tenham uma visão de 360 graus da cidade. É de tirar o folego! Confira mock-ups do projeto:


Nenhum comentário: