quinta-feira, 29 de maio de 2008

Variações naturais


Clique na imagem para ampliar

Para promover uma nova linha de tinturas naturais para a Wella Koleston, a agência H&C - Leo Burnett Beirut, criou esta brilhante peça, onde naturalmente observamos as diferentes variações de coloração do cabelo, devido ao fundo vazado. Conceito nota 10!

fotos: divulgação
via: the coolhunter

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Estampa Helvetica


Sim, nós amamos a tipografia Helvetica!!!
a
Viva o criador Max Miedinger, que depois de desenvolver em 1957 um dos tipos mais atemporais e elegantes da história, redesenhou-a batizou de Helvetica Neue (nova).
a
E até hoje a família Helvetica continua mais bacana do que nunca como nessas estampas de camisetas que mostram todos os pesos da Neue: do Ultra Black 95 ao Ultra Light 25.


A venda typographyshop por 24 doletas.
a
fotos: divulgação

Hein?



via: reubenmiller

terça-feira, 27 de maio de 2008

Os Gemeos e Nunca na Tate Modern



Acima (da esquerda para direita): os trabalhos dos Gemeos, Nunca e Blu. Abaixo as obras de Sixart, JR e Faile1.
a

O bacaníssimo museu de arte moderna Tate Modern Museum de Londres, escolheu seis artistas de rua para soltar a criatividade em painéis de 25 m de altura cada, na sua imponente e cinzenta fachada à beira do Rio Tâmisa. Entre eles estão os brasileiros Os Gemeos e Nunca. Os outros artistas que compõe a exposição são: Blu (Bologna), Faile (NY), JR (Paris) e Sixeart (Barcelona). A mostra ao ar livre se chama “Street art at Tate Modern” e dura até 25 de agosto. Após essa data, o prédio voltará ao aspecto habitual, sem as intervenções urbanas.


Fachada do Tate Modern Museum

Abaixo, sequência das etapas da obra dos Gemeos:











Abaixo na sequência, detalhes da obra do artista paulistano Nunca:







É sem dúvida a consolidação da Street Art como forte expressão artística atual e principalmente o reconhecimento do graffiti brasileiro como um dos melhores do mundo.

fotos: romanywg
fonte: freakshowbusiness

segunda-feira, 26 de maio de 2008

MyBox























Essa mesa portátil MyBox (design de Iiro Viljanen, clique para aumentar e ver melhor) é baseada em uma idéia simples: terminou o trabalho, você fecha tudo e, se quiser, encosta o móvel numa parede para liberar espaço.

fotos - divulgação
via swissmiss

Mãos na luta























As mãos do paulista Ror estão espalhadas por São Paulo. Segundo ele, são mãos que protestam contra a discriminação sofrida por negros, índios, deficientes físicos, em diversos setores da sociedade.

Na minha opinião, o protesto, quando vem com arte (como é o caso de Ror), ganha muito mais força.

O flickr do cara está aqui.



























via the hype br, sempre bom.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Klimt, a inovadora pintura de um clássico

Faz tempo que estamos em débito ao deixar de postar sobre os grandes mestres da pintura. Mas não é por menos, voltamos a falar de um grande artista. Hoje, Gustav Klimt é alvo do collecta.
a

a
Nascido em Baumgarten, próximo de Viena, Gustav Klimt (1862 - 1918), desenvolveu sua carreira no momento em que a capital da Áustria se transformava em uma das cidades mais brilhantes da Europa.
A
Filhos de ourives e educado na Academis de Artes Aplicadas, Klimt defendia a fusão das belas-artes com o artesanato. Suas obras literalmente brilharam ao incluir a sutuosidade de folhas de ouro e prata em telas inspiradas nos mozaicos bizantinos.
a

Retrato de Adele Bloch Bauer I (1907) - Óleo e folha de ouro e prata sobre tela
a

Este é o mais famoso retrato de Klimt e representa, junto com O beijo, o ápice de sua época dourada. A modelo Adele Block-Bauer era esposa de Ferdinand Bloch, prestigiado vienense de origem judia e que encomendou o retrato ao pintor.
a
Klimt investiu bastante tempo na confecção deste quadro. Os primeiros esboços remontam a 1903 devida a elaborada e complexa técnica empregada, que previa a colocação de folhas de ouro e prata, e a realização com gesso de intrincados motivos em relevo.
a
Como uma composição triangular e assimétrica, Klimt dipôs Adele em um ambiente sobrecarregado, barroco, sufocante e claustofóbico.

O dourado invade o fundo e é o elemento fundamental do vestido, onde a ornamentação integra a iconografia habitual do pintor na fase dourada: espirais micênicas, olhos em estilo egípcio, círculos, retângulos e xadrezes. A aura repleta de ovais em torno da cabeça e a estranha forma à esquerda da modelo, remetem aos famosos mozaicos bizantinos.
a


O abraço (1905-1909) - Técnica mista
a
Colaborou com a Oficina de Viena, empresa que difundiu a versão local do Art Nouveau com elaborados desenhos têxteis. Sua identificação com o decorativismo, o levou a desenvolver um tratamento plástico nas vestimentas de suas obras de forma singular, em contraste com o realismo dos rostos que pintava.
a

Judith I (1901) - Óleo e folha de outro sobre tela. (clique na imagem para ampliar)
a
Esta é uma das obras mais conhecidas de Klimt. Aqui o pintor ofereceu uma versão inovadora do mito de Judith, a famosa viúva judia que, para libertar o povo hebreu, seduziu e decapitou o general assírio Holofernes. Nessa tela, a protagonista transforma-se no ícone erótico da mulher fatal. E Judith I causou polêmica na época: o rosto contemporâneo da modelo, com seu penteado e suas feições, reflete sem disfarce o prazer sexual de uma mulher que acaba de abater seu amante.

A força da composição se concentra no rosto da mulher que, ligeiramente inclinado, dá a sensação de desfrutar o clímax sexual, como indicam os olhos entreabertos, a insinuante boca, as narinas dilatadas e as bochechas avermelhadas. Enfeitada por uma gargantilha larga e dourada, a pernoagem exerce tal fascinação que os demais elementos parecem acessórios.
a
O eterno feminino foi seu maior tema, a essência de retratos e alegorias. A sensualidade e erotização de suas obras, provocaram a sociedade autríaca, revelando a ambiguidade da época, causando atração e repulsa ao mesmo tempo.


Retrato de Emilie Flöge (1902) - Óleo sobre tela
a
Ao tomar como modelo vertical os bijin-e (estampas de mulheres famosas) japoneses, Klimt aplicou critérios decorativos pela primeira vez em um retrato. Sobre fundo sombrio, envolveu a silhueta de Emilie com luz resplandescente, que atrai o olhar para o vestido. As duas formas à margem da figura contribuem para produzir o efeito.
a

As três idades da mulher (1905) - óleo sobre tela

A tela aqui reproduzida tem formato quadrado. Klimt dispôs verticalmente as três figuras femininas nuas que representam a passagem do tempo, com uma organização compositiva ajudou o pintor a mostrar uma versão original do conflito entre a juventude e velhice.

A decoração é um elemento compositivo importante e significativo, já que isola e, ao mesmo tempo, une as personagens. À primeira vista, mãe e filha parecem estar envolvidas por um manto, enquanto a anciã se encontra fora dele.

O pintor resolveu brilhantemente as limitações do formato, inclinando a cabeça das personagens. Como isso acentuou a sensação de solidão e desespero da anciã diante da proteção, carinho e esperança da mãe e da menina, ao mesmo tempo que todas personagens se inclinam perante a passagem do tempo.



O prédio da Secessão Vienense

A obra e a atuação de Klimt e o seu comprometimento com a Secessão Vienense (o artista foi o primeiro presidente do movimento, que se baseava na ruptura com as academias oficiais da época) e outras associações de artistas das quais fez parte, foram fundamentais para a revisão dos padrões estabelecidos pela academia na sociedade austríaca. Anteciparam e inspiraram os movimentos modernistas, que envolveram a arte, a arquitetura e as artes aplicadas, na intenção de integrá-las, entre eles a criação da Bauhaus.



O beijo (1907-1908) - Óleo e folha de ouro e prata sobre tela.

Qualificado como obra-prima, O beijo é a pintura mais famosa de Klimt. Símbolo da Viena brilhante e um dos ícones da arte do século XX, a obra se tornou a peça chave para a reconciliação entre o artista e o governo.
Com abundante utilização de folhas de ouro, suntuosidade dos motivos ornamentais e pelo tratamento da superfície ao estilo dos mozaicos bizantinos, a pintura contitui o auge do período dourado do artista.

Aqui a figura masculina assume papel ativo, algo incomum na obra de Klimt. Ajoelhada, a mulher mostra atitude passiva, entregue em uma composição serena, quase sonhadora.

Conforme a convenção pictória que associa as formas retilíneas com a masculinidade e as curvas com a feminilidade, Klimt decorou a túnica do homem com retângulos pretos dourados e prateados. Por sua vez, enfeitou o vestido da mulher com desenhos sinuosos e circulares, alguns dos quais contém motivo floral policromático.

Apesar da tela representar a sublimação do amor físico, a carga erótica é sensivelmente inferior à outras obras do artista. Envoltos por um decorativismo suntuoso, sensual e brilhante, os elementos figurativos do casal parecem destacar mais o ssentimentos de ternura, proteção e romance do que os derivados do impulso sexual, tão presentes nos trabalhos de Klimt.

Klimt foi um artista único, interpretando a seu modo as descobertas das vanguardas européias, acreditando em novas possibilidades dentros dos rígidos padrões da época. Sensual e sonhador, a pintura de Klimt segue com uma originalidade única e singular.


O artista em sua típica túnica, fotografado por volta de 1914 diante de seu ateliê na rua Josefstaedter, nas proximidades de Viena.
a
"Não há nehum auto-retrato meu. Não me interessa a própria imagem como objeto do quadro, apenas outras pessoas, especialmente femininas, mais ainda em interessam outros fenômenos.


fotos: divulgação
f
onte: "Coleção Grandes Mestres da Pintura" do jornal Folha de São Paulo

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Faça limonada!!!


Bom pra aqueles dias de desanimo total!
a
imagem: keepcalmgallery
via: swissmiss

Boas surpresas






a
Sabe uma das coisas mais bacanas do collecta? Conhecer novas pessoas! Além dos leitores, que sempre dão uma passada pelo blog, com seus comentários, elogios e críticas, também temos a grata supresa de encontrar novos artistas que estão começando agora.
a
É o caso das ótimas ilustrações de Juliana Ayumi, uma menina (digo menina pelos seus apenas 19 anos), mas que possui um traço autêntico e cheio de talento! Nas próprias palavras de Juliana "é mais uma diversão mesmo, eu sempre gostei de graffiti, e me inspiro bastante no "Flip", no "Flesh Beck Crew" que são aqui do Rio, e outros como Elleve,"Stick-A-Thing", "buethewarrior" e Lelo , assim comecei reproduzindo os personagens deles, e depois resolvi fazer os meus próprios".
a
a





Juliana diz gostar de linhas simples, ilustrações "clean" e isso se reflete nos seus trabalhos sempre monocromáticos. Outra influência para ela é o Toy Art (nós nem gostamos, imagina...) e também nos revelou: "minha diversão mesmo é desenhar em armários, cabeceira da cama, em portas, e agora faço pra alguns amigos, também estou testando alguns desenhos para estampas de camisetas...também faço bottons e cartões, como eu disse é tudo por diversão mesmo, nada muito ambicioso por enquanto".
a
Por enquanto Juliana, pois com certeza seu trabalho vai longe!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Já em estado de nirvana...


a
a


Isso sim é uma identidade visual que em breve vai atingir um estágio de iluminação total.
a
O sr. Buda que se cuide...





Direção de arte e design de Shun Kawakami para a WOW.

fotos: divulgação
via: graphic-exchange

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Lava roupa todo dia...





Nada melhor como trilha sonora para este post, que a velha cantiga das lavadeiras, para este, digamos, inusitado pen-drive. Com o sugestivo nome de "Poor Plugin", o pregador-drive dá pra prender na roupa, na bolsa, no cabelo, no nariz (!)...assim o risco de perder o bichinho é bem menor.


Valeu pela dica Dox!

fotos: J.Pierzchała

Starck para Aprilia


Esse protótipo, batizado de Lama, foi concebido por Philippe Starck em 92 para a famosa fabricante italiana de motos e scooters Aprilia.
a
Lá se vão 16 anos, e o projeto continua moderno e ousado e com as linhas mais que autênticas de Starck.
a
foto: divulgação

Ilustrando um tema























Jon Suguiyama


Essa é indicação do nosso amigo Junior Rocha, do C.A.I.S.: o blog blogosketch.

Trata-se de um projeto coletivo de ilustradores onde, semanalmente, eles ilustram um determinado tema. Essas que mostramos aqui, por exemplo, surgiram a partir do tema "velhinhos".

Vale dar uma olhada por lá.
























Christiano Mere
























Cuba
























Paloma Passetto


Valeu, Junior!