quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Folguinha






















Pessoal, depois de um ano de muito trabalho, vamos tirar uma folguinha. Voltaremos dia 04/01 (ou antes, extraordinariamente). Enquanto isso, dêem uma olhada em alguns dos nossos 944 posts anteriores, tem bastante coisa bacana...

Nos encontramos debaixo de um guarda-sol por aí!

Boas Festas e um super 2010 pra todo mundo!

Mudar ou não mudar?







É bem delicada essa decisão de mudar ou não mudar a marca de uma empresa tradicional como a Lupo. Quando vi a nova fachada de uma das suas lojas aqui em São Paulo, confesso que assustei.

Minha primeira impressão: o novo logo, aplicado na fachada da loja, me passou a idéia de algo genérico, sem história. Uma lojinha qualquer. Não algo exatamente ruim, mas algo comum. E a Lupo está longe de ser só isso: é uma das maiores empresas fabricantes de meias, underwear e pijamas do Brasil, se não for a maior. Ou seja, a mudança, aqui, foi um movimento perigoso.

Ao ver essa mesma nova marca aplicada no website, minha impressão mudou um pouco, concordo. A Lupo está ampliando seus tentáculos através da confecção de roupas e acessórios para prática de esportes, e acho que a necessidade de mostrar um pouco mais de avanço tecnológico através do logo se fez presente. E isso, em parte, eles conseguiram. Gostaria muito de saber qual agência foi a responsável pela mudança.

O "L" mostra claramente uma meia, e isso é bacana. Mas acho que o lettering poderia ter sido melhor trabalhado. Talvez fosse o caso de apenas atualizar a marca antiga, mantendo suas inconfundíveis serifas.

O que vocês acham?

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Delírios natalinos



































Natal, tempo de decorações nas ruas. Umas bonitas, muitas de gosto duvidoso (que maldição é essa das luzinhas azuis esse ano??).

Mas nenhuma ganha dessas pérolas (ou laços) que estão na Av. Paulo VI, continuação da Av. Sumaré, em São Paulo. Vários, vários, vários laços coloridos - daqueles bem cafonas, encontrados em floriculturas de gosto duvidoso - espalhados por árvores, arbustos, troncos e até mudinhas. Clique nas fotos e veja em mais detalhes.

O que se passa na cabeça de quem pensou nisso? Bom, eu sei o que NÃO passa: sanidade mental.

O que vocês acham?

fotos - collecta estúdio

sábado, 19 de dezembro de 2009

Hein?





Hã? Hein? Peraí!!! talvez sejam as melhores formas de expressar as intrigantes intervenções urbanas do artista Mark Jenkins.
















Tem muita personalidade que merece esse "red carpet". Alguns políticos por exemplo...



imagens: divulgação
via: wooster collective

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lenços ao vento

Nesse ano de 2009, desbravamos áreas do design nas quais não tinhamos a menor experiência, como produzir vitrines. Duas criações que (ufa!) deram certo. Foi uma experiência bacana, ficaram legais e tudo mais... mas, quando eu crescer, quero fazer algo assim:


Clique nas imagens para ampliar

Que forma mais elegante, mas ao mesmo tempo chamativa, de expor a leveza e beleza dos legendários lenços Hermès...Criação do estúdio japonês Tokujin Yoshioka.




a
imagens: divulgação
via: todayandtomorrow

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Lego, papel e muitas idéias





Lego é um dos brinquedos mais brilhantes já lançados, não é mesmo? Eis que a marca fez uma parceria com a rede de presentes japonesa Muji, e juntas lançaram 4 diferentes kits, contendo além dos famosos bloquinhos modulares, papéis coloridos, rebites e um furador, tudo para aumentar as possibilidades criativas e fazer a alegria dos pequenos.

Só dos pequenos, hein? Me dê um desses de presente e você fará uma criançona feliz! XD







imagens: divulgação
via: todayandtomorrow

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Traço marcante



E viajamos nos traços simples e delicados, porém marcantes do ilustrador Simon Peplow.









imagens: divulgação

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Wooden Radio Magno



Essa é realmente uma super dica! Fabricado com jacarandá e pinho certificados, o Wooden Radio Magno é uma jóia artesanal e também um aparelho moderno, compatível com Ipod e Mp3. Um objeto de design feito para funcionar com qualidade e segurança, e para durar, como atesta sua certificação pelo TÜV (o Inmetro da Alemanha).

Cortados, torneados, trabalhados, polidos e montados um a um, os rádios apresentam mínimas diferenças resultantes fabricação manual que, juntamente com as variações da coloração e dos desenhos naturais da madeira, fazem de cada Wooden Radio Magno uma peça única.

Designer e produtor do Wooden Radio Magno, Singgih Susilo Kartono começou a fabricar o aparelho em sua própria casa. Hoje, ele conta com 30 jovens colaboradores em sua oficina, em Temanggung, no interior da ilha de Java. A produção assegura o salário de muitas famílias e oferece aos jovens uma perspectiva profissional em condições mais justas. Lá os artesãos trabalham em ambientes ventilados e iluminados, que, em vez de reproduzir a clausura das fábricas tradicionais, permitem o envolvimento com a natureza, com a luz, o vento e a vegetação do entorno.

A embalagem acompanha a elegância do produto

Para a produção do radinho, utilizam-se exclusivamente madeiras de reflorestamento e no próprio terreno da oficina foi criado um viveiro de árvores que abastece todo o vilarejo com mudas. A sensibilização ecológica a longo prazo da população local é uma das principais preocupações de Kartono, que luta contra a destruição das florestas que restam em seu país. Por essas razões, o Wooden Radio Magno tem sido identificado pela imprensa internacional como um exemplo especial de “ecodesign”.

O sucesso é tanto, que o projeto já arrebatou 5 prêmios internacionais: Brit Design Award 2009 (Inglaterra), Design Plus Award 2009 (Alemanha), Good Design Award/G-Mark 2008 (Japão)
International Design Resource Award Seattle (EUA), Indonesia Good Design Selection Award (Indonésia).

Essa é a super dica de Louise Ibrügger, que traz com exclusividade o Wooden para o Brasil. Para adquir, ou saber mais clique aqui.

imagens: divulgação

domingo, 13 de dezembro de 2009

O novo antigo



Série de posters em uma divertida mistura de softwares novos em embalagens dos antigos, porém simpáticos disquetes de 3´5 polegadas.

Criação de Mehmet Gozetlik (Istambul, Turquia).












a
Imagens: divulgação

Via: behance

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Posters interativos



Como tornar uma campanha impressa de produtora de som atraente? O resultado não poderia ser mais genial do que essa campanha para a produtora paulistana Saxsofunny . São 3 posters com imagens impressas em materiais diferenciados e interativos que reproduzem o som de cada uma delas e acompanhadas do ótimo slogan "toda imagem tem um som".








Criação do pessoal da DM9DDB.
a
imagens e vídeo: divulgação
via: best-ad

domingo, 6 de dezembro de 2009

DeLorean Hot Wheels










De tempos em tempos a Mattel lança um modelinho de Hot Wheels que vira febre entre colecionadores. E este aqui tem tudo pra ser o próximo: DeLorean DMC, ícone dos anos 80, que fez história na trilogia "De Volta Para o Futuro".

Está chegando agora ao mercado americano. Aqui no Brasil, provavelmente em uns 6 meses.

foto - divulgação

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Tangram



Versatilidade total com esse jogo de módulos-estante em forma de Tangram. Uma ótima idéia que pode ser reproduzida em casa, do tipo "faça você mesmo". Então, mãos a obra?

Criação da italiana Lago.


a

imagens: divulgação
via:
the coolhunter

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Moleskine



Os legendários cadernos Moleskine correram o mundo por sua qualidade, simplicidade e por serem lindamente discretos. Mas a marca também possui uma linha artística, a Moleskine Artist's Cover Collection, que para 2010, apresenta a arte do designer catalão Martí Guixé. Tudo bem no estilão espanhol, com cores vibrantes e grafismos soltos e lúdicos.







Abaixo, uma das criações de Guixé, um poster bacaníssimo para o Festival Internacional de Cinema e Literatura de Roma (clique na imagem para ampliar):



imagens: divulgação
via:
mocoloco