quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Gary Baseman e SHAG na Choque




















A Galeria Choque Cultural traz, a partir de hoje, expos individuais de Gary Baseman (dos preferidos aqui da casa) e SHAG. Vale conferir.

Fica na R. João Moura, 997 - Pinheiros - São Paulo. Hoje rola das 16h às 20h - com a presença dos artistas. Ou seja, se você tem um Dunny do Baseman, leva lá pro cara autografar!

imagem - divulgação

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Folga com estilo





Um verdadeiro sonho para qualquer gato. E com certeza para seus donos também. Desenvolvido pelo designer Koichi Futatsumata, o móvel Hammock vem com uma interessante mistura de materiais como, rattan, aço inox e vidro.






"- ah vai, chega desse blá-blá-blá! eixa eu fazer um test-drive."



Para quem quiser (e puder), a mesa será comercializada pela japonesa E&Y.
a
imagens: divulgação
Dica da nossa querida amiga Fabiana Akemi Fujita. Valeu Fabi! Adicionar imagem

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Águas de janeiro



E o nosso querido Mauricio de Sousa, depois de passar 1h preso no carro com o filho de 11 anos na enchente de ontem, não perdeu tempo e fez essa charge mais que providencial...

Se liga Kassab!

imagens: divulgação
via: folhadesp

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dunny Fatale







O nome diz tudo. A nova série "Dunny Fatale", será comandada por mulheres. Para essa nova coleção, com data de lançamento prevista para o dia 29/01, foram convidadas 18 feras do design/ilustração, como Tara McPherson, Amanda Visell e Julie West.

































imagens: dilvulgação
via:
kronikle

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Your Database or Mine?


"Your Database or Mine?" (2009)


"Realise" (2009)

O que fazer com as velhas fitas VHS e disquetes mofados no fundo do armário? O artista plástico britânico Nick Gentry tem uma ótima solução. Ele utiliza esses materiais para criar estilosas obras de arte.

O melhor fica por conta dos títulos: "Backup", "Anti-virus", "Algorithm Blues"...


Auto-retrato - "Self Portrait 02" (2010)


"Backup 26" (2010)


"Algorithm Blues" (2009)


"Anti-Virus" (2010)


"Infinite Echoes" (2010)


"Electronic Requiem" (2010)

imagens: divulgação
via: wooster collective

Post ao som de "When You Gonna Learn?" - Jamiroquai

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MASP em papel



Prepare tesoura, régua, estilete e cola. É o divertido paper toy do MASP, criação da Esferoide Toys. Recorte, monte, pense em suas próprias exposições e aplique o banner na lateral do museu.

Para baixar o modelo, clique aqui. (formato pdf)

imagens: divulgação
via:
blog de brinquedo

sábado, 16 de janeiro de 2010

A evolução da garrafinha


E a mais curvilínea e famosa das garrafas completa, em 2010, 95 anos de vida. O verdadeiro ícone da Coca-Cola passou por poucas, mas interessantes transformações. À seguir, acompanhada de cada imagem, contamos um pouco de sua história.

A primeira garrafa foi desenhada em 1915 pela empresa Root Glass Company (Terre Haute - Indiana). O designer responsável Earl R. Dean e sua equipe (incluindo o famoso soprador de vidro sueco, Alexander Samuelson) tinham como ponto de partida os 2 ingredientes do refrigerante: a folha de coca ou a noz da cola. Como eles não encontraram uma foto de referência de ambos, encontraram no cacau (sim, o fruto do chocolate!) a forma ideal para embalar a bebida de fórmula secreta.

O protótipo da primeira garrafa desenhada pela Root Glass em 1915. O projeto nunca foi produzido em larga escala devido a desproporção entre o meio e a base, tornando a embalagem instável e frágil para ser transportada. Mesmo assim, o formato foi patenteado em novembro do mesmo ano.

Esboço da primeira garrafa (1915)

Mas tudo era questão de ajustes. Dean resolveu a questão, aumentando o diâmetro da base da garrafa. Eis que surge o molde acinturado (e mais equilibrado) que permanece até hoje:

Em 1916: A patente foi renovada em 25 de dezembro de 1923, quando foi criada a garrafa de Natal. Esse modelo se tornou muito popular entre os colecionadores, pois no fundo da maioria delas vinha impresso o nome da cidade em que foi produzida.

A garrafa de 1957: Neste ano, a empresa decide eliminar a marca em relevo e substitui pela impressão em branco. Em 1960, a garrafa foi registrada como marca, tornando-se a segunda embalagem da história a receber o certificado, devido a sua originalidade e por ter um formato reconhecível até no escuro.

Em 1961: O processo de impressão tornou-se mais sofiscado, possibilitando a utilização de 2 cores. A assinatura Coca-Cola em branco sobre a tarja vermelha trouxe um forte apelo comercial. Ambas as versões de assinatura (só branco e vermelho com branco), foram amplamente utilizadas nos mercados internacionais. Este ano também foi marcado pelo 75º aniversário do refrigerante.

Variações do frasco foram utilizadas no mundo todo, nas mais diversas línguas, até o introdução definitiva da garrafa de plástico no final da década de 80.

Mesmo assim, a mais charmosa das garrafas de vidro continua disponível em alguns países, como no Brasil.

Essa garrafinha de plástico foi introduzida em 1994, e continua até os dias de hoje.

Em 2007, novos materiais. Foi criada a primeira garrafa de alumínio, pelo designer Turner Duckworth.

Em 2008, a Coca-Cola apresenta uma garrafa de 2l para alguns mercados (por aqui, já havia chegado fazia tempo), mantendo a cinturinha de sempre. Abaixo, o desenho atual.


E por fim, toda a linha atual da Coca-Cola. Com a inconfundível identidade visual de sempre, transpondo mercados, tecnologia e principalmente o tempo.

imagens e fonte: o melhor blog/site de embalagens, the dieline