terça-feira, 29 de junho de 2010

Francis Coppola Reserve



















Francis Ford Coppola, além de (grande) diretor de cinema e dono de hotel-boutique em Buenos Aires, também faz vinhos. E dos bons.

E esses rótulos aí de cima vestem a última reserva lançada por ele. Com design de Stephen Faustina e ilustrações de Dean Tavoularis.

Tavoularis, aliás, é parceiro de Coppola desde "The Godfather". Os dois, desde então, têm trabalhado juntos em mais de uma dúzia de filmes e em vários outros projetos do pai de Sophia - e esse, ao que parece, é o mais recente.

imagem - divulgação

sexta-feira, 25 de junho de 2010

2 em 1



Estava na loja da Adidas Originals (namorando as roupas e tênis como sempre), quando esse modelo com zíper na base me chamou a atenção. Pouco curiosa que sou, resolvi abrir pra ver que surpresa ele escondia, e uau! Sim, é um belo pisante 2 x 1.

O "Hide and Seek" da linha Stan Smith 80's TF se destaca pela versatilidade de ser um cano alto preto e azul (mais discreto) ou um baixo azulão Originals.

Vi na loja por R$ 379,00. Um preço salgado, mas pelo que é, vale o custo/benefício.



imagens: divulgação

John Hughes Collection













Febre de coleção, deve ser isso. Depois do prazer que foi fazer a coleção Folha Raízes da MPB, deu vontade de trabalhar em outras, outras e outras.

Acho que é por isso que, assim de brincadeira, pensei em uma coleção com filmes "clássicos" de John Hughes. Se você viveu os anos 80, vai saber bem do que estou falando.

Hughes - como roteirista e também como diretor - tinha o dom ainda raro de falar com o jovem sem parecer ridículo (coisa que os roteiristas de "Malhação" ainda precisam aprender) ou exagerado. Por isso, fez filmes que são carinhosamente lembrados por muitos trintões de hoje (olha eu e a Erika aí).

Então como seria uma mini-coleção de 5 longas dele em DVD, se o Collecta Estúdio recebesse a incumbência de desenvolver as capas e a caixa? Muita cor, uns ruídos, títulos enormes, imagens bem diferentes das capas e posters originais. E, contrastando com as cores fortes, uma caixa-case em craft suavemente colorida (e a imagem impagável de Ferris Bueller de moicano cantando no chuveiro).

Entraram nessa "Ferris Bueller's Day Off" (Curtindo a Vida Adoidado), "National Lampoon's Vacation" (Férias Frustradas), "Pretty in Pink" (A Garota Rosa-Shoking), "Some Kind Of Wonderful" (Alguém Muito Especial) e "The Breakfast Club" (Clube dos Cinco). Agora ando pensando numa segunda caixa...

Só pra lembrar: não há a mínima possibilidade dessa coleção ser produzida. É só um exercício mesmo, que quisemos dividir aqui, com vocês.















imagens - collecta estúdio

Quer ser curador?












O mercado de Arte vive em constante mutação, isso é facilmente perceptível até pra quem não está muito interado no assunto. Novos talentos vão aparecendo, em vários estilos - e vários outros estilos também vão surgindo. Com isso, é natural que surja a necessidade de novos profissionais responsáveis pela concepção, montagem e supervisão de exposições: os curadores.

Rejane Cintrão, curadora, obviamente sabe disso, e idealizou o programa Novos Curadores - uma realização da Expomus, em correalização com o Paço das Artes e patrocinado pelo Banco Santander. Trata-se de uma ação inovadora, de formação de curadores numa plataforma colaborativa, com intuito de dar oportunidades a novos talentos e contribuir para sua formação teórica e prática. O programa abre inscrições gratuitas até 30 de junho de 2010, para interessados de todo o Brasil. Pessoas físicas com idade igual ou acima de 18 anos e residentes no país podem se inscrever. Informações e regulamento estão disponíveis aqui.

A seleção será feita entre os dias 05 e 09 de julho de 2010, por uma comissão julgadora composta pelos três orientadores e pela equipe de coordenação, levando em conta o ineditismo, a criatividade e a qualificação do candidato. Os resultados estarão disponíveis no dia 12 de julho de 2010 no site da Expomus.

Serão escolhidos seis candidatos, que iniciarão o desenvolvimento dos projetos no período de 19 de julho a 18 de outubro de 2010, partindo da conceituação até a seleção das obras, elaboração de textos de apresentação e disposição das obras no espaço expositivo. O processo se dará por meio de encontros e debates virtuais sob a orientação e interlocução de curadores e designers.

Outra coisa bacana: o público poderá conhecer, no website do projeto, os bastidores da criação e organização de uma exposição de arte, alem de poder comentar e interagir com os candidatos, e contribuir com assuntos para um blog, que trará discussões e informações sobre o mundo das exposições, curadoria e arte contemporânea.

A escolha do vencedor será feita por uma comissão de seleção e pelo público, que poderá votar pelo website do programa, entre 19 e 22 de outubro de 2010. O projeto selecionado será divulgado no dia 27 de outubro de 2010, e - olha que legal - executado no Paço das Artes, com inauguração prevista para o dia 25 de janeiro de 2011.

E aí, acha que dá pra se candidatar? Então clique aqui e vamo que vamo. Boa sorte!


Programa Novos Curadores
Realização: Expomus
Correalização: Paço das Artes
Idealizacão: Rejane Cintrão
Conceituação: Joana Tuttoimondo
Período de inscrição: 07 a 30/06/10
Resultado: 12/07/10
www.expomus.com.br

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Hello Kitty - até em lubrificantes
























Lápis, canetas, roupas, mochilas... normal. Televisor, móveis... vá lá, tudo bem. Mas a coisa começa a ficar estranha (na verdade, até engraçada) quando a carinha da gatinha Hello Kitty surge na embalagem de um... lubrificante de automóveis!

É fabricado pela Agip e custa 27 euros (na Espanha).

Coisas do mercado japonês (o qual a Erika conhece muito melhor que eu)... se lá eles têm esse carro, tudo passa a fazer mais sentido.


foto - divulgação
via autoblog

Vibrante



Muitas vezes, carros rosa são tachados de coisas de mulherzinha, estilo Penélope Charmosa. Mas vamos ser sinceros, como esse Dodge Challenger 2010 "fucsia-magenta100%" (rs) ficou bacana, hein? Faz parte de da edição limitada "Plum Crazy", que a Chrysler está lançando agora nos EUA. O roxão abaixo também chama a atenção pela bela cor hipnotizante...



Falando em cores, nossos parabéns à Fiat pela vibrante paleta de cores do Novo Uno. Pra acabar com a acinzentada frota de carros brasileira. ;D



imagens: divulgação
via (sobre o Dodge): the coolhunter

domingo, 20 de junho de 2010

Inovação



Se ainda não se mostraram eficientes na Copa, pelo menos no design, os espanhóis (sempre) batem um bolão! Super identidade visual para a exposição "Barcelona, recerca i innovació" (Barcelona, pesquisa e inovação). Criação da designer espanhola Astrid Ortiz.













imagens: divulgação

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Flores de tinta





Por mais incrível que pareça, essa campanha não teve pós produção com efeitos especiais de computação ou coisa do tipo. É um belíssimo resultado de muito trabalho, paciência e técnica. Uma combinação de fotos em altíssima velocidade, com luzes estroboscópicas, dispositivos para "espirrar" tinta, chuveiros, misturas, enfim, diversas outras artimanhas "bem" reais utilizadas pela fotógrafa G-Nie Arambulo e pela equipe da TBWA/SMP que fizeram dessa campanha bronze em Cannes 2009 (certamente poderia ser ouro).

A série "Flowers" foi criada para a empresa de tintas Boysen, para marcar a recente conquista do certificado ISO 14001 (que tem como foco a proteção ao meio ambiente e prevenção da poluição).

Vale muito clicar nas imagens (que ficam bem ampliadas) e conferir esse fantástico resultado.







imagens: divulgação
via:
ads of the world


sábado, 12 de junho de 2010

Enamorados



Uma homenagem a todos os enamorados... Ilustração pelo brazuca Rubens LP.



imagens: divulgação

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pantone Hotel





Para todos aqueles quem acham que uma cartela Pantone é um presente perfeito para se ganhar de aniversário (ou Natal, tanto faz...rs), imagine então como seria se hospedar em meio as "full colors" e criar uma paleta perfeita durante a estadia? Então é bom preparar as malas, porque essa maravilha já existe. É o "Pantone Hotel", direto da cidade de Bruxelas (Bélgica).

As cores dos quartos podem ser escolhidas de acordo com o gosto (ou humor) do hóspede, como essas abaixo:




O quarto vermelho (ou Pantone 200C)...


... ou o marrom? (Pantone 478C)


Claro que não poderiam faltar as famosas canecas! Até a bike e as cadeiras (abaixo) entraram na dança...



Além do design ultra moderno e elegante, o hotel oferece consultas e palestras sobre a teoria das cores e tendências. Não é o sonho de todo designer?


Laranja 137 C


imagens: divulgação
via:
aphro chic

É 1000!



Milééééésimo post! rs... Não poderíamos deixar essa marca passar batido, não é mesmo Pelé?

imagem: divulgação

terça-feira, 8 de junho de 2010

Mais que um azeite





Muito além da estética, esse projeto é um ótimo exemplo de como uma embalagem pode agregar valor ao produto.

O azeite Lintar é o resultado de anos de investimento da Cemex Croatia Company, um empresa voltada para o desenvolvimento sustentável. Tudo foi planejado, desde a estratégia e posicionamento no mercado, passando pela escolha do nome da marca até a identidade visual e embalagem.



O nome "Lintar" vem de uma palavra grega que significa "funil", e é também o antigo nome da região onde é produzido o azeite (antigamente uma região deteriorada e que foi recuperada pela empresa, com o plantio de oliveiras nativas). Por isso, a embalagem remete a um funil e a tipografia usada (Maline), representa a fluidez do óleo. A identidade visual do produto é uma perfeita combinação do tradicional com o contemporâneo, através das formas e cores utilizadas.



O projeto gráfico foi desenvolvido pela Tridvajedan (alguém sabe como se pronuncia? rs), um estúdio croata que soube representar com maestria toda a história por trás do que poderia ser apenas mais uma azeite.










imagens: divulgação

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O básico





Capas de bolachões sempre foram veneradas por todos, inclusive por nós designers, não é mesmo? Muito mais charmosas e expressivas que encartes de CD, as capas já mostraram por muitas vezes o que há de melhor do design gráfico. Por isso, aqui vai uma amostra de projetos marcantes, simples e eficientes, com elementos puramente gráficos como formas geométricas. Genial!

















imagens: divulgação

via: swissmiss e
project thirtythree