terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Collecta no Top Blog 2010 - Bicampeões!



Já estávamos felizes com o fato de estarmos, novamente, entre os três melhores blogs profissionais de comunicação (pelo juri acadêmico) do Top Blog 2010. Ano passado também foi assim.

E as coisas acabaram se repetindo por completo: vencemos, de novo, o Top Blog da nossa categoria! Mais uma bolota de vidro pra nossa estante.

A cerimônia desse ano foi mais fluida, mais rápida e direta, sem a mesa-redonda e o pocket-show que deram uma leve atravancada no ano passado (afinal, as pessoas queriam mesmo era saber quem levaria os prêmios). E depois, um coquetel bacaninha pro pessoal confraternizar.

Falando em confraternização, encontramos lá nossos amigos e colegas de profissão Domenico Justo (do Design on the rocks), Felipe Arcoverde (Person Design, que estava lá pelo Saiba Blog) e Fábio Góis (também campeão pelo EcoD). Papo excelente, boas risadas.

Aliás, aproveito aqui pra homenagear o nosso amigo e "concorrente" André Luiz Sens, que estava no mesmo páreo que nós, com o ÓTIMO Televisual. Qualquer um que ganhasse, entre nós dois, seria merecido e festejado pelos Collectas.

E, claro, gostaríamos de agradecer a todos os que nos apoiaram nesse ano cheio de altos e baixos (que bom que tivemos mais "altos"): nossos clientes, nossos antigos amigos, nossos novos amigos, os que nos lêem sempre, os que nos lêem só de vez em quando... vocês todos, em maior ou menor grau, estão embutidos nesse prêmio. Muito obrigado!


Nós e Domenico Justo (Design on the rocks)


Domenico, Erika, Felipe Arcoverde (Person Design) e Fábio Góis (EcoD)

fotos - Collecta e Equipe Top Blog

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A evolução dos blogueiros

a


Você sabe quando começou a onda dos blogs?
Em janeiro de 1994, o estudante Justin Hall criou o primeiro blog da história, o "Justin´s Links From the Underground". O formato despretensioso de diário virtual fez tanto sucesso que daí pra frente foi uma evolução rápida e que gerou diversas vertentes. Tudo isso está muito bem explicado nesse ótimo infográfico desenvolvido pela Flowtown, uma empresa especializada em mídias sociais.

Clique na imagem abaixo para ampliar e descubra se você está no meio dessa história.

The Evolution of The Blogger


imagem: divulgação
via: yorokobu

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Domino Clock





E o premiado estúdio Carbon Design Group encontrou nas peças de um simples dominó uma forma inusitada de contar o tempo. O conceito do "Domino Clock" é relativamente simples. 3 dominós tamanho GG são equipados com pontos pretos e brancos articulados como aqueles de painel de aeroporto. A conexão sem fio permite que se possa colocar o objeto em qualquer canto da casa.

A ideia é abstrair o tempo
e com isso criar uma experiência mais relaxante. Um relógio perfeito para ser ter na sala ou em um ambiente de descanso.

Agora sim, bateu uma preguicinha... ;)






imagens: divulgação
via: yanko design

Lixo tecnológico pode virar arte


















A tecnologia evolui rápido, e os computadores que já não servem tão bem aos seus usuários são substituídos. Isso gera, claro, uma quantidade enorme de lixo tecnológico.

Sarah Frost deve ter pensado nisso quando resolveu usar teclados sucateados em sua série “Debris, Qwerty”. Como bem disse o Domenico Justo (do Design On The Rocks) isso cairia bem na parede de qualquer escritório de design ou TI.









































































imagens - divulgação
via Design On The Rocks

Últimas da coluna Collecta no The Hype BR

Já viu nossa coluna no The Hype BR? Não? Tudo bem, a gente dá um gostinho do que postamos por lá esses dias.















Chocolate Research Facility: os chocolates gourmet de Singapura. Leia mais.
























California, vinhos e posters: os posters criados pelo premiado estúdio californiano Hatch Design para a SFMOMA (San Francisco Museum of Modern Art). Leia mais.

















Traços flamejantes: os painéis de Vicenç Fontanet (A.K.A Drasik) para a Nike. Leia mais.










Cases Pantone: capas para iPhone e iPad inspiradas nas cores da famosa cartela. Leia mais.


imagens - divulgação

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Detalhes mais nítidos

a


Para evidenciar os atributos das legendárias lentes Leica, a agência Advico Y&R Zurich criou essa campanha sensacional que mostra sempre um pequeno detalhe ampliado e captado com nitidez absurda pelos modelos Leica S2 e seus infinitos 37,5 milhões de pixels e a Leica V-Lux 1 com potente zoom óptico de 12x.

Uma campanha à altura de uma marca com mais de 150 anos de história de qualidade imbatível.















imagens: Luca Schneider
via: fubiz

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bocudos


















Muita cor e, principalmente, ilustrações mega-simpáticas de bichinhos comilões. Essa foi a forma que a Design Herynek, da República Tcheca, encontrou para chamar a atenção da criançada nas gôndolas para a linha de Mini-Pasta da marca Adriana.

Acho que o trabalho deu tão certo que até eu compraria.




































































imagens - divulgação
via lovely package

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Jardim mágico

a


Estas impressionantes imagens foram captadas pela fotógrafa polonesa Magdalena Wasiczek , especialista em fotos macro e temas da natureza.
Além do olhar especialmente apurado, a artista utiliza cores e luzes com tamanho talento e bom gosto que transforma um simples jardim em um espetáculo gráfico.























imagens: divulgação
via: graphic-exchange

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A volta da Lambretta

















Depois de 30 anos fora do mercado mundial, a marca Lambretta está de volta (sob o guarda-chuva do grupo Motom). Os dois novos modelos LN 125 e LN 151 foram lançados agora em novembro, no Salão de Motos de Milão.

Quando as últimas Lambretta foram produzidas, o grupo Innocenti (antigo dono da marca) não ia bem das pernas, e as vendas de motonetas desse estilo (a Vespa era sua principal concorrente) estavam em queda - o público passava a preferir motos street de baixa cilindrada (tipo a CG 125) ou ciclomotores (como a Mobylette).

Agora o mercado é outro. Os ciclomotores praticamente inexistem, e as antigas motonetas - atuais scooters - andam inundando as ruas. Junta-se a isso o aquecimento do mercado de produtos com design carismático (MINI Cooper, cafeteiras Nespresso, a própria Vespa) e chega-se à conclusão de que o momento para a volta da Lambretta é mais que certo.

Como o lançamento na Itália ainda é bem recente, ainda não há previsão para a marca voltar ao Brasil (que já fabricou modelos Lambretta nos anos 50). Na nossa opinião, isso não demora.




























































imagens - divulgação
via uol carros